Novidades Assistência Técnica Catálogos Portal de Cobranças Contato
EN ES

Cromex apresentará sua nova linha de soluções sustentáveis na Interplast 2022.

15/03/2022

O mercado plástico vem buscando cada vez mais por alternativas que minimizem o impacto ambiental e que promovam uma economia circular. Pensando nisso, a Cromex investe e dedica esforços em desenvolver soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis aos transformadores. E será na Interplast 2022 o lançamento oficial da sua nova linha de Soluções Sustentáveis.

Em destaque, está o rC-Black®, masterbatches pretos de alta qualidade e performance, que utilizam em sua composição o pigmento negro de fumo obtido por meio do reprocesso de pneus usados. A linha vem ajudando, nos últimos 2 anos, a alcançar os objetivos do ESG da Cromex e de seus clientes. O processo para obtenção do pigmento não utiliza óleo de origem fóssil e reduz a emissão de CO2 se comparado ao negro de fumo virgem, um importante fator para empresas que possuem compromissos com a redução da pegada de carbono. Atualmente, a Cromex transforma cerca de 100.000 pneus/mês em masterbatches, isso significa em economia anual de cerca de 5.000 t de óleo de origem fóssil e cerca de 5.000 t de emissão de CO2, agindo assim em prol da diminuição do acúmulo de resíduos que representam riscos ao meio ambiente e à vida humana.

Outra solução inovadora é a linha de masterbatches NIR-PR, capazes de viabilizar a reciclagem de embalagens pretas, pois são isentos de negro de fumo, tornando as peças pretas detectáveis pelos classificadores NIR (near-infrared), responsáveis por classificar as resinas para reciclagem. A linha está disponível para aplicação em PE, PP, PS e PET.

Para a reciclagem, a empresa apresenta um portfólio completo de aditivos para melhorar propriedades importantes das resinas pós-consumo (PCR) que sofreram com prejuízos, como perda de viscosidade, amarelamento, mau odor, umidade, dentre outros problemas que tornam desafiador atingir a qualidade e performance do material virgem. Dentre os aditivos, estão os redutores de odor, que encapsulam o cheiro característico do material, os modificadores utilizados para melhorar a resistência mecânica de filmes processados com resinas recicladas, os antioxidantes, que reduzem as mudanças no índice de fluidez e propriedades físicas durante processos térmicos, e prolonga a vida útil do material, os dessecantes, que capturam a umidade durante o processo, melhorando o desempenho e diminuindo a ocorrência de defeitos no filme plástico, e os branqueadores ópticos, que melhoram o aspecto visual da resina reduzindo o tom amarelado, entre outros.

Além destas soluções, também apresentaremos nosso portfólio de masterbatches em PCR, completando o leque de possibilidades para empresas que querem atingir seus objetivos ligados ao ESG.

“Queremos que com essas soluções os transformadores tenham alternativas sustentáveis, mas que apresentem alta qualidade e excelente performance no processo, contribuindo com metas de redução de pegada de carbono, fornecendo masterbatches isentos de metais pesados para contribuir com um PCR de maior qualidade, que possibilite o aumento no uso de resinas pós-consumo e de fontes renováveis, viabilização da reciclagem de seus produtos, dentre outras possibilidades. É importante para o mercado do plástico responder à sociedade buscando soluções sustentáveis e que estejam alinhadas com a Agenda 2030, por isso, a Cromex vem investindo muito nos últimos 10 anos em inovação e sustentabilidade” diz o Coordenador de Tecnologia de Produtos, Giovanni Dias.

Distribuidores

Advanced Polymers
Gilflex
GreenMaster