Cromex
 
 
English Español

Selo Think Green

Alinhando a responsabilidade ambiental com a qualidade e assertividade que irão alavancar os resultados do seu negócio.

Quando o assunto é meio ambiente, é preciso estar atento em como sua marca é vista no mercado, pois é crescente a preferência do público por empresas com uma postura mais ecologicamente correta, já que a poluição do solo e das águas como resultado das produções industriais e descarte de lixo são problemas reais e que, cada vez mais farão com que as marcas sofram com pressões de consumidores finais e de ambientalistas, afetando negativamente a sua imagem.

Nós da Cromex acompanhamos as principais tendências mundiais e apostamos na inovação como propulsor para o seu e o nosso crescimento, desenvolvendo produtos que atendem às mais diversas regulamentações nacionais e internacionais e que, ao mesmo tempo, mantém o padrão colorífico e a qualidade Cromex reconhecida em todo o mercado.

E foi nessa constante busca por inovação que nos tornamos uma das empresas pioneiras a produzir concentrados coloridos totalmente isentos de metais pesados, desenvolvidos para agregar ainda mais valor ao produto final das marcas que utilizam resinas plásticas, além de reduzir o impacto ambiental no descarte e em aterros sanitários, devido ao fato de não possuir substâncias consideradas perigosas como cádmio, chumbo e cromo, não contaminando o solo ou a água, evitando assim, que o ecossistema local seja prejudicado.

Essas e outras dúvidas nós iremos eliminar, de uma vez por todas, agora.

Confira abaixo as respostas para 6 dúvidas que você possa ter sobre a utilização de concentrados de cores isentos de metais pesados:

À medida que a indústria avançou, os transformadores plásticos passaram a usar metais pesados para colorir as resinas, porém com o crescimento de investigações científicas foi possível observar os malefícios que substâncias como essas poderiam causar ao meio ambiente e à saúde e bem-estar das pessoas, principalmente quando estes produtos são brinquedos para bebês - pois eles podem levá-los à boca - e embalagens que entram em contato com alimentos.

Mas, o que são metais pesados?

Vamos explicar bem rapidamente para você. Os metais pesados são elementos químicos metálicos amplamente utilizados na indústria, obtidos através de atividades extrativas como a mineração. Alguns desses metais você já conhece e são muito comuns como o alumínio, cádmio, chumbo e mercúrio, mas o que você pode não saber é que eles tendem a se acumular no organismo, são dificilmente eliminados e em altas quantidades podem ser tóxicos causando danos nas funções mental e nervosa, prejudicando também os órgãos.

Se você fizer parte de uma empresa que está preocupada com o meio ambiente e quer criar diferenciação agregando valor ao seu produto final e, desta forma construindo a imagem de uma marca “verde” e engajada com movimentos da indústria que adéquam seus produtos e processo a uma maneira mais consciente de produzir, estando sempre um passo à frente das crescentes exigências nacionais e internacionais, então os masterbatches isentos de metais pesados são um grande passo no seu posicionamento de mercado.

Contaminação Cruzada

Os benefícios de não usar metais pesados também atingem os seus e os nossos colaboradores proporcionando mais segurança a eles no ambiente de trabalho,  uma vez que há a redução de risco de contaminação cruzada durante a manipulação dos concentrados, inclusive ocasionando a diminuição da necessidade de exames toxicológicos. A contaminação cruzada pode ocorrer através do contato com a água de resfriamento, com os utensílios para pesagem e na utilização da mesma máquina para produtos diferentes.

Por serem bioacumuláveis, ou seja, por não serem metabolizáveis (organismos vivos não podem degradá-los), os danos à saúde causados por metais pesados podem vir em longo prazo. O cromo, por exemplo,  pode causar lesões na pele, bronquite e, em doses elevadas, pode levar ao desenvolvimento de células cancerígenas, já o cádmio, mesmo em quantidades moderadas pode afetar órgãos vitais como rins, fígado e pulmões, podendo provocar, também, danos ao sistema ósseo e vários tipos de câncer.

Em nossos masterbatches os metais pesados são substituídos por substâncias orgânicas como diarilidas, benzimidazolone, monoazopyrazolone, óxido de ferro, perylene, naphthol, entre outras.

Nossa fábrica localizada no Bairro do Limão em São Paulo, é responsável pela produção dos masterbatches coloridos, usando neste processo resinas e pigmentos fornecidos pelas maiores empresas do mercado. Essas matérias-primas e os produtos acabados passam por um rigoroso controle de qualidade, garantindo as propriedades técnicas e colorimétricas solicitadas para termos o resultado que a sua empresa exige.

Todos os nossos coloridos podem ser fabricados livres de metais pesados, inclusive o nosso portfólio de cores de efeito como perolados, metalizados, marmorizados, glitter, fotocrômicos, fluorescentes, termocrômicos e de interferência.

As fórmulas dos masterbatches são desenvolvidas pelo time de especialistas em nosso laboratório de pesquisa e desenvolvimento de cores para que você tenha a certeza de que iremos atingir as cores que você vislumbra para o seu projeto seja ele um brinquedo, utensílio doméstico, embalagem alimentícia, ou qualquer outro produto plástico.

Nossos concentrados de cor possuem compatibilidade com diversas resinas como PE, PEAD, PP, EVA, SAN, ABS, PET, PC, POM, PBT, PA e PMMA, atendendo a mais de 18 segmentos de mercados diferentes como o de brinquedos, alimentícios, embalagens, utensílios domésticos, agricultura, cosméticos, descartáveis, entre outros.

Como dissemos anteriormente os concentrados de cor isentos de metais pesados utilizam substâncias orgânicas como diarilidas, benzimidazolone e óxido de ferro, já os concentrados com metal pesados usam substâncias inorgânicas como cádmio, chumbo e cromo.

Veja abaixo as principais características de masterbatches com substâncias orgânicas e inorgânicas:

Orgânicos

  • - bom poder tintorial
  • - alto brilho
  • - boa transparência
  • - variável solidez à luz e ao calor

Inorgânicos

  • - boa opacidade/cobertura
  • - pouco brilho
  • - boa solidez à luz
  • - variável solidez ao calor

Esperamos que você tenha compreendido a importância de utilizar coloridos isentos de metais pesados em seu processo, mas para resumirmos, resolvemos fazer uma lista rápida com as principais diferenças entre usar masterbatch isento de metal pesado e com metal pesados em seus produtos:

SEM METAIS PESADOS

  • Ajuda a posicionar sua empresa mercado como uma marca “verde”;
  • Agrega valor à sua marca podendo usar em seu discurso na comunicação ser uma marca amiga do meio ambiente, servindo também como um diferencial competitivo;
  • Evita a contaminação de pessoas e do meio ambiente;
  • É possível obter as características mecânicas e colorimétricas que você precisa para o seu projeto;
  • Traz mais segurança para os seus colaboradores de fábrica;

COM METAIS PESADOS

  • Sua marca não acompanha as tendências de marcas “verdes” que vem surgindo no mercado.
  • Sua marca pode sofrer pressões dos consumidores e ambientalistas, com riscos de afetar negativamente sua imagem;
  • Seu produto pode contaminar pessoas ou o meio ambiente em aterros sanitários;
  • Você coloca em risco a saúde de seus colaboradores de fábrica;
  • Aumentam-se as despesas com exames toxicológicos de seus colaboradores;

Selo Think Green, Live All Colors

Selo Think Green, Live All Colors

Selo Think Green

O selo Think Green, Live All Colors foi desenvolvido para representar todos os nossos esforços em oferecer produtos de qualidade e ambientalmente responsáveis.

Nós acreditamos que para um futuro promissor, onde as indústrias exercem suas atividades em harmonia com o meio ambiente e a população local, tornando o mundo mais saudável e seguro para essa e as futuras gerações, é preciso adotar agora medidas que reduzam o impacto negativo que as produções industriais causam em nosso planeta. Pensar verde é pensar diferente, ter uma postura ambientalmente consciente e responsável.

Sobre a Cromex

Aqui na Cromex estamos sempre preocupados em promover boas práticas sustentáveis, atuando em benefício do bem-estar da população e do meio ambiente com práticas que vão desde a coleta seletiva e redução da geração de efluentes líquidos de resíduos em nossos processos, estendendo-se até as matérias-primas que utilizamos para produção dos concentrados de cores que irão ajudar a sua marca a tornar-se mais ambientalmente responsável.

Hoje, somos a nº1 nacional em masterbatches de cor, atuando no mercado há mais de 40 anos e exportando produtos para mais de 60 países.

Nossas fábricas ficam localizadas em São Paulo e na Bahia que juntas possuem uma capacidade produtiva para mais de 130 mil toneladas/ano.

Atualmente contamos com um portfólio que conta com mais de 10.000 cores catalogadas e mais de 500 aditivos capazes de atender as necessidades dos seus processos, seja ele extrusão, injeção, sopro ou rotomoldagem. Acesse agora nossos Catálogos Online e veja as soluções que temos para o seu negócio clicando aqui.

E por falar em rotomoldagem, contamos com a linha Microcolor® especialmente desenvolvida para esse processo e que permite uma variedade praticamente ilimitada de cores e diversas possibilidades de aditivações. Saiba mais sobre a linha Microcolor® clicando aqui.

Com a Cromex você tem a certeza de estar trabalhando com uma empresa que lhe oferece tudo o que precisa quando se fala em concentrados de cores e aditivos para plásticos, trazendo excelência nos resultados que você busca.

  • Agilidade e assertividade no desenvolvimento;
  • Atendimento personalizado;
  • Suporte e consultoria de equipe técnica;
  • Matérias-primas selecionadas para cada tipo de projeto;
  • Laboratório robusto e moderno;
  • Acompanhamos o seu projeto do início ao fim;

Pense Verde,
Pense Cromex

Cromex

Ficou com alguma dúvida sobre nossos masterbatches isentos de metais pesados?

Clique no botão abaixo e envie sua dúvida para um de nossos especialistas em cores.

 

Enviar minha dúvida para um especialista