Sistema Integrado de Gestão

A Cromex, atualmente, participa de diferentes projetos de responsabilidade social. Entre eles:  

Vacina Contra Gripe 

A gripe é uma doença desagradável e contagiosa.

É a responsável por muitos aborrecimentos e pode agravar e evoluir para outras doenças como pneumonia, bronquite, etc.

A Cromex tem aplicado essa vacina gratuitamente a todos os seus colaboradores, obtendo ótimo resultado, já há alguns anos.  

Programa Primeiro Emprego

A Cromex não utiliza e não incentiva o uso do trabalho infantil. Apoia o trabalho jovem, abrindo suas portas para o programa "Jovem Aprendiz" que consiste em propiciar a jovens que buscam o primeiro emprego a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho através da capacitação teórica que é fornecida pelo CIEE ou Cidade da Criança na Bahia e pelo CAMP - Círculo de Aperfeiçoamento Multi Pedagogia em São Paulo, e a capacitação prática que é vivenciada dentro dos setores da Cromex.

Esperamos que nossos aprendizes sempre busquem a máxima absorção dos conteúdos passados a fim de formarmos um "banco de talentos" para as mais diversas áreas da empresa, mas também a preparação de jovens para o mercado de trabalho.

Campanha do Agasalho

As doações feitas anualmente por nossos colaboradores são entregues para a paróquia do bairro e distribuídas para as pessoas carentes da região.

Material Reciclado

A Cromex disponibiliza para a Associação Recicla City grande parte do material reciclável gerado em suas dependências.

São fornecidos mais de 300 kg semanais, sendo a primeira empresa a abrir as portas para a Associação, que hoje é referência em reciclagem e integração social.

Programa de Preservação e Educação Ambiental

Considerando a necessidade de conscientização pública para a preservação ambiental, a Cromex participa do Programa de Preservação e Educação Ambiental promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Simões Filho BA.

O objetivo do programa é a elaboração de Cartilhas Ambientais, que serão utilizadas como uma ferramenta importantíssima na rede municipal de ensino, entidades de classe e comunidade local, para promover a conscientização ambiental.

Cromex assume o compromisso de respeitar o meio ambiente, por meio da Política de Gestão Corporativa, que demostra a preocupação com o desenvolvimento sustentável, baseada nas decisões do Planejamento Estratégico ao longo dos anos.

Em função disso, a Cromex é certificada na norma ISO 14001, desde agosto de 2002.

A empresa busca melhorias nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social, que impliquem na redução do consumo de recursos naturais, redução de resíduos, redução de perigos e riscos e em ações que integrem empresa e comunidade, por meio da implantação de projetos e de práticas de Gestão Ambiental.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em busca da melhoria contínua, a Cromex executa diversos programas de capacitação de seus colaboradores, inclusive os terceiros. Para tanto, a empresa elaborou uma cartilha especifica, com informações sobre as diretrizes ambientais aplicadas nas instalações da Cromex.

O intuito maior da empresa é incentivar e sensibilizar as pessoas e suas comunidades quanto aos procedimentos e boas práticas voltados à qualidade ambiental, saúde e saneamento básico. São realizados treinamentos e campanhas, nos quais o maior foco é a importância da COLETA SELETIVA, RECICLAGEM e UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS.

Considerando a necessidade de conscientização pública para a preservação ambiental, a Cromex participa do Programa de Preservação e Educação Ambiental, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Simões Filho - BA.

O objetivo do programa é a elaboração de Cartilhas Ambientais, que são utilizadas como uma ferramenta importantíssima na rede municipal de ensino, entidades de classe e comunidade local, para promover a conscientização ambiental.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Anualmente, a Cromex realiza uma semana de eventos com temas relacionados às questões de Meio Ambiente. Durante o evento, são ministradas palestras, realizados jogos e atividades de conscientização.

O objetivo principal é adquirir o envolvimento dos colaboradores nas campanhas ambientais, dentro e fora da empresa.

Anualmente, também são realizados eventos no Dia da Árvore, Dia Mundial da Água e Dia Mundial do Meio Ambiente, buscando criar uma cultura preservacionista.

Todos esses temas são constantemente divulgados em murais, na intranet e no blog do Desenvolvimento Organizacional, buscando a mobilização de todos os públicos.

PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

Cromex implementou diversos projetos que visam a redução do consumo de água no processo industrial e nas instalações da empresa. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Sistema de captação de água da chuva, para utilização desse recurso no processo produtivo, implementado em 2010;
  • Sistema de irrigação na área administrativa, implementado em 2014 (nesse projeto, a água utilizada é do sistema de captação de água da chuva);
  • Estação de Tratamento de Efluentes (ETE): os efluentes gerados nos processos industriais são enviados para a ETE, para serem devidamente tratados e avaliados com relação ao atendimento aos requisitos legais estabelecidos pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Cerca de 98% desse volume são reutilizados no processo Industrial.

TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS

O tratamento dos resíduos resultantes de atividades administrativas e industriais se inicia com a sua segregação nas fontes geradoras. São dispostos em área de armazenagem temporária e a destinação é realizada de acordo com a sua classificação.

Os resíduos recicláveis são destinados às empresas de reciclagem, enquanto os demais são tratados e destinados de acordo a NBR 10004.

Distribuidores Cromex